Sustentabilidade

Porto, uma cidade empenhada no futuro

Pacto do Porto para o Clima

A estratégia de turismo do Porto está totalmente alinhada e empenhada com o Pacto do Porto para o Clima, uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto que apela à ação coletiva dos cidadãos e das organizações para alcançar metas ambiciosas de neutralidade carbónica. Mais de 200 instituições de áreas tão diversas como a academia, a educação, a indústria, as telecomunicações, a construção, os transportes, as ONG, os serviços, o desporto, a ciência, a saúde e a cultura subscreveram o pacto e comprometeram-se a procurar soluções para uma cidade mais sustentável. 

A ambição é que o Porto seja um líder nacional e europeu em ação climática, antecipando a neutralidade carbónica até 2030. Uma cidade onde a circularidade e os processos de descarbonização desempenham um papel importante na atividade económica e na criação de emprego. Uma cidade justa, onde a descarbonização contribua para apoiar as pessoas e entidades mais afetadas por esta transição energética, reduzindo a pobreza energética. Uma cidade mais saudável com uma elevada qualidade do ar, que melhora a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos. Uma cidade inclusiva em que todas as organizações e todos os cidadãos são parte ativa do processo de descarbonização.

Como resultado, o Porto foi selecionado pela Comissão Europeia para integrar o grupo das 100 Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima e é reconhecido como entidade certificada (nível Platina) pela organização internacional World Council On City Data, nos termos da norma ISO 37120, que promove o desenvolvimento sustentável das cidades.

Ciente do seu papel central na promoção da sustentabilidade e da importância de envolver os stakeholders nesta ambição, a cidade do Porto tem vindo a adotar e a incentivar boas práticas no âmbito da atividade turística.

Uma abordagem holística da sustentabilidade

No âmbito da estratégia de turismo sustentável do Porto, estão a ser desenvolvidos vários projetos: 

  • Dispersão dos fluxos turísticos por todo o território (novos Quarteirões Turísticos) para aliviar a pressão sobre as zonas de maior procura, criando novas oportunidades de desenvolvimento económico e social orientado para o turismo noutras zonas da cidade; 
  • Incentivar o respeito e o bom comportamento dos visitantes em relação ao destino (manifesto de boas práticas para turistas): promover boas práticas sociais e ambientalmente responsáveis, bem como cuidados com o património e os espaços públicos;
  • Incentivar o envolvimento da comunidade com o turismo da cidade: criar ações e iniciativas orientadas para o envolvimento dos habitantes locais com a oferta turística da cidade;
  • Assegurar o cumprimento do Pacto do Porto para o Clima: promover a adoção de medidas e boas práticas para atingir os objetivos de neutralidade carbónica e sensibilizar os operadores do setor;
  • Incentivar o consumo de produtos locais e promover uma economia circular: criar iniciativas de apoio à economia local e divulgar boas práticas de circularidade entre o turismo e as atividades económicas, com foco nas atividades tradicionais, artesanais e de comércio justo/ético;
  • Proteger o comércio local e tradicional, assegurando o controlo das atividades económicas para criar um ecossistema que incentive o empreendedorismo e o coloque ao serviço da comunidade.
  • Assegurar a capacidade de resposta à recuperação dos riscos naturais e de outros riscos causados pelas alterações climáticas;
  • Promover um ecossistema estimulante capaz de atrair e reter empresas, talentos e investimentos de diferentes setores.

 

O Porto tem também atuado em questões estruturais, tais como: educação ambiental, estrutura verde, limpeza urbana, gestão do ciclo da água, requalificação de rios, ribeiras e zonas balneares, bem-estar animal, biodiversidade e soluções de base natural.

Soluções Baseadas na Natureza

A rede de parques e jardins tem sido continuamente melhorada, com equipamentos desportivos, promovendo a saúde e o bem-estar, e com a ampliação e requalificação dos espaços verdes públicos, estendendo-se às coberturas dos edifícios, aos parques de estacionamento e às estações de metro ligeiro. O Parque da Asprela foi valorizado para se tornar o “Novo Pulmão Verde do Porto”. Inaugurado em março de 2022, o parque tem seis hectares de paisagem cuidadosamente projetada, com espelhos de água, 900 árvores plantadas, mais de 700 árvores preservadas, riachos e mais de dois quilómetros de percursos pedonais e cicláveis acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. 

Complementarmente ao parque, na mesma zona, encontra-se em implementação a primeira comunidade de energia renovável da região, a Asprela + Sustentável. Tendo a eficiência energética como tema central, assume um objetivo mais abrangente: funcionar como força motriz da transição energética e da redução efetiva da pegada de carbono do Porto.

Mobilidade neutra em termos de emissões de carbono

Concomitantemente, a aposta nos transportes públicos e na mobilidade suave, além de facilitar a mobilidade na cidade, permite poupanças económicas e redução das emissões de carbono. A maioria dos transportes públicos já é híbrida, elétrica ou a gás natural. A frota de autocarros urbanos, em fase de renovação, conta com 420 veículos em funcionamento (79% movidos a gás natural comprimido, 5% elétricos e 16% a gasóleo). A rede de metro evita que cerca de 12 mil veículos circulem diariamente na cidade e que sejam emitidas 55 mil toneladas/ano de CO2, o que será potenciado com a criação de novas linhas de metro, para além dos 8 km de mobilidade verde da futura linha de serviço direto de autocarros (“Bus Rapid Transit line”).

Dado o crescimento da procura turística nos últimos anos, foram implementadas várias medidas para garantir uma convivência equilibrada entre residentes, turistas e agentes económicos. As práticas sustentáveis dos agentes do setor do turismo incluem a redução do consumo de água, energia e resíduos, a redução do desperdício de recursos, a transição para veículos elétricos e a promoção do plogging.

Compensação da pegada turística

Para compensar o impacto da pegada turística e garantir a qualidade de vida da comunidade, foram introduzidos outros instrumentos, como a taxa turística e o regulamento da “Movida”, que regulamentou a animação noturna e reforçou a limpeza urbana nos pontos de grande afluência turística e durante os eventos e festividades.

A cidade adere a vários projetos internacionais, como o “Green City Accord” e o “ClimAdaPT.Local.” O Porto foi também o primeiro município português a contar com um laboratório de ruído acreditado pela norma NP EN ISO/IEC 17025, que controla a poluição sonora através de medições acústicas.

Sustentabilidade

Projetos

Quarteirões Turísticos

O desafio do crescimento turístico e a necessidade de equilibrar a qualidade de vida da cidade com o desenvolvimento turístico levaram à criação de novos quarteirões turísticos, um projeto estratégico para o Município e um dos pilares da “Visão de futuro para a sustentabilidade do destino Porto”.

Para definir este novo cenário da promoção turística, a Câmara Municipal trabalhou em parceria com vários stakeholders e realizou um estudo aprofundado sobre as unidades territoriais turísticas da cidade do Porto. Entendendo a cidade como um todo, a missão passou por procurar soluções para descentralizar os fluxos turísticos, aliviar a pressão sobre as zonas de maior procura e criar novas oportunidades de desenvolvimento gerado pelo turismo.

Como resultado, é definido um novo mapa turístico com oito quarteirões que refletem a identidade de cada zona, a atratividade e a oferta turística como “micro-destinos” dentro do grande “destino Porto”. A estratégia abrange e interliga todo o território e vai para além dele, entendendo a coesão e a cooperação territorial como uma forma de reforçar o posicionamento internacional de toda a região e do país. 

Esta dispersão do destino Porto é fundamental para a continuidade do crescimento sustentável do turismo na cidade, preservando a sua atratividade e promovendo o equilíbrio e o desenvolvimento económico, social e ambiental.

Manifesto do Turista

O Manifesto do Turista estabelecer padrões e boas práticas, empenhando-se na promoção de interações positivas entre os turistas, a cidade e a sua comunidade residente. 

Este manual informativo inclui 40 recomendações simples, divididas em temas como a sustentabilidade, o alojamento ou a vida noturna. Sugestões para aprender Português ou saborear um prato típico, bem como dicas práticas sobre como cuidar e preservar os espaços públicos e o património, economizar água ou fazer compras no comércio tradicional, são apenas alguns exemplos do que este guia inclui. O conteúdo do Manifesto do Turista segue as recomendações da Organização Mundial do Turismo (OMT/UNWTO) e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas.

As recomendações propostas visam melhorar a experiência global dos visitantes e estabelecer o Porto como um destino progressivamente sustentável que oferece valor acrescentado a todos os stakeholders

Confiança Porto

O Programa Municipal de Reconhecimento “Confiança Porto” foi criado em 2021 e visa distinguir a excelência dos serviços de hotelaria através da formação e do reconhecimento das boas práticas implementadas pelo setor do turismo.

Inicialmente destinado ao Alojamento Turístico, expandiu-se para Passeios Turísticos a Pé e Circuitos Turísticos Motorizados, focando-se em melhorar a qualidade da experiência da cidade e respeitar a sua autenticidade e singularidade. O selo “Confiança Porto” reconhece a excelência na prestação de serviços e nas boas práticas de gestão, como o modelo de negócio, a gestão de recursos humanos e a sustentabilidade.

O programa inclui formação gratuita e não obrigatória baseada na partilha de boas práticas e orientações.

Cartão Porto

O Cartão Porto é um cartão distribuído gratuitamente a munícipes e estudantes, que confere acesso a vários serviços, descontos e benefícios em diferentes áreas, como a cultura, o desporto, a mobilidade e a informação.

Com um único cartão, os titulares podem visitar as piscinas municipais a metade do preço, requisitar livros nas bibliotecas municipais, consultar jornais e revistas gratuitamente e assistir a espetáculos com bilhetes a metade do preço em vários museus e outros locais. Em 2024, os benefícios incluirão 22 viagens gratuitas por ano para utilizar os transportes públicos da cidade (metro e autocarros).

Inclui também um serviço de Alertas por SMS que fornece informações locais sobre restrições de trânsito e de estacionamento, suspensão do fornecimento de água, eletricidade e gás, e alterações nos contentores de reciclagem.