Património Cultural e Criatividade

Porto, uma experiência sensorial

Visitar o Porto é uma viagem para os sentidos. A paisagem cénica desenhada pelo rio Douro e a pitoresca frente ribeirinha, o património arquitetónico, os deslumbrantes painéis de azulejos e os museus e galerias de arte contemporâneos são um verdadeiro regalo para os olhos. Ao percorrer as suas ruas estreitas, o cheiro a pão e pastelaria acabados de fazer desperta o apetite por uma experiência gastronómica e vínica saborosa e autêntica. Entretanto, os sons envolventes criam uma atmosfera genuína de uma cidade cheia de carácter, desde os vendedores barulhentos do mercado de frescos do Bolhão até à animada vida cultural da cidade.

O Porto possui uma extraordinária riqueza e diversidade cultural, aliando harmoniosamente tradição e modernidade. Com 900 anos de idade, a cidade exala jovialidade, refletindo o multiculturalismo e a visão contemporânea.

Um museu ao ar livre

Berço de alguns dos mais conceituados arquitetos portugueses, alguns dos quais são lendas vivas da profissão, como Siza Vieira ou Souto Moura, o Porto é um destino privilegiado para os amantes de arte, arquitetura e cultura. A Torre dos Clérigos, a Ponte Luís I, a Sé Catedral, a Igreja de S. Francisco, o Palácio da Bolsa, símbolos da arquitetura tradicional, conjugam-se harmoniosamente com a Casa da Música e o Museu de Serralves, ícones da arquitetura contemporânea, tornando o passeio pelas ruas da cidade uma experiência em si mesma, como visitar um museu ao ar livre.

O centro histórico, Património Mundial da UNESCO desde 1996, é considerado de valor universal excecional e guia os visitantes pelas casas da zona ribeirinha, pelas ruas estreitas e sinuosas e pelas origens medievais. Alguns ícones, como a Livraria Lello, o Café Majestic e a Estação de São Bento, foram considerados entre os mais belos do mundo, e os seus múltiplos parques e jardins são espaços de lazer e fonte de inspiração para muitos.

A reabertura do Mercado do Bolhão, do Cinema Batalha e do Palácio de Cristal são exemplos de uma cidade que honra o seu património e se renova continuamente.

Mercado do Bolhão, o coração pulsante da cidade

A profunda remodelação do Mercado do Bolhão, um importante mercado de produtos frescos desde há um século, é um marco há muito aguardado. Reaberto ao público em setembro de 2022, e mantendo o mercado de frescos como principal foco da sua atividade, o Mercado do Bolhão combina a alma tradicional das bancas de frescos e a experiência gastronómica dos seus diversos restaurantes. Um ponto de encontro da cidade, o Bolhão também acolhe um programa dinâmico de eventos, como o “Global Kitchen”, uma iniciativa que reúne durante todo o ano Chefs internacionais e portugueses para promover um intercâmbio de experiências e visões sobre gastronomia e cultura.

Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, um polo de promoção cultural

O emblemático edifício de 1865, famoso pela sua cúpula e rodeado de jardins e vistas paisagísticas, foi renovado para se tornar num local multifuncional, sustentável e versátil, que acolhe eventos culturais, desportivos ou empresariais de grande escala.

Cinema Batalha, o ponto de encontro dos cinéfilos

O Batalha é outro edifício histórico emblemático do Porto que foi recentemente renovado e aberto à cidade como instituição cultural centrada na exibição de filmes, investigação e diálogo cinematográfico, bem como na realização de festivais de cinema.

Cenário cultural e artístico de vanguarda

A cidade é igualmente conhecida pela sua animada e vanguardista cena cultural e artística, abrangendo desde artesãos que preservam, renovam e perpetuam um legado de arte artesanal até às expressões modernas de arte que abraçam o experimentalismo e os movimentos criativos e artistas independentes. Destaca-se o Bloco Miguel Bombarda – Porto Art District – que centraliza as galerias de arte. Desde 2007 que se realizam de dois em dois meses inaugurações simultâneas das exposições, com acesso livre, atraindo turistas e dinamizando o pequeno comércio das zonas envolventes.

O entretenimento cultural é diversificado ao longo do ano, incentivando visitas mais prolongadas e ajudando a combater a sazonalidade. Desde os grandes eventos (Essência do Vinho, Festival DDD, NOS Primavera Sound) que atraem públicos de várias geografias até às artes performativas – teatro, dança ou circo contemporâneo. O Porto tem também investido em grandes competições desportivas, nomeadamente a Maratona, a Pro Skate League, o Porto&Matosinhos Wave Series e o Rally de Portugal.

A expressão máxima da cultura portuense é a festa de São João, que atrai multidões de todas as idades, fazendo as delícias dos participantes habituais e novos, tanto portugueses como estrangeiros. Muitas tradições animam a noite: balões de ar quente, martelos de plástico, manjericos, fogo de artifício, sardinhas assadas, bailes e cascatas construídas pela comunidade. As rusgas, uma tradição iniciada em 1957 e recuperada há alguns anos, envolvem as freguesias num desfile de cor, música e alegria.

Um destino de fazer crescer água na boca

A gastronomia é mais do que um complemento à experiência da cidade; é uma experiência em si mesma. Dos pratos tradicionais à cozinha de autor, o Porto é um destino de fazer crescer água na boca. Destino de enoturismo de eleição – e membro da Rede Mundial de Capitais de Grandes Vinhedos desde 1999 – oferece várias experiências vínicas: provas e jantares, cruzeiros no Douro, museus e itinerários temáticos, revelando a sua estreita ligação com a região vitivinícola envolvente.

Património cultural e criatividade

Projetos

Plano de Gestão e Sustentabilidade do Centro Histórico do Porto

Com um horizonte de programação de 10 anos, o novo Plano de Gestão e Sustentabilidade do Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar define uma visão para o território que visa manter a sustentabilidade do Centro Histórico do Porto, enquanto património mundial, em quatro grandes áreas de trabalho: Património; População, Habitação e Comunidades; Economia; Ambiente e Mobilidade.

O novo Plano de Gestão e Modelo de Governação resultará na implementação de um modelo de gestão e monitorização integrado e participativo, incluindo residentes e visitantes do centro histórico, académicos, artistas e instituições públicas e privadas. Contou ainda com o apoio técnico-científico de especialistas da Faculdade de Engenharia (FEUP), da Faculdade de Arquitetura (FAUP), da Faculdade de Economia (FEP) e da Faculdade de Letras (FLUP) da Universidade do Porto.

Paralelamente a este macro-plano, o projeto AtlaS.WH – Património no Espaço Atlântico: Sustentabilidade dos Sítios Urbanos do Património Mundial, liderado pela Câmara Municipal do Porto, visa criar uma rede de sítios urbanos do património mundial que abordará desafios comuns, nomeadamente a proteção da sua identidade e dos seus bens culturais, bem como a estimulação do desenvolvimento económico e cultural baseado no património.

Porto com Curadoria

O Curated Porto – Itinerários Criativos é um projeto municipal de promoção do comércio local e integra, numa primeira fase, 13 projetos de artesãos, artistas e empreendedores, que se destacam pela criatividade, inovação, sustentabilidade e diversidade cultural.

Curated Porto é um projeto que celebra a criatividade. Uma celebração daqueles que, honrando a tradição e o legado de gerações, projetam o futuro da cidade, tornando-a num dos mais vibrantes polos artísticos e culturais da Europa. Da cerâmica à pintura, da joalharia aos têxteis, 13 projetos inspiradores de turismo criativo e desenvolvimento local convidam os habitantes locais e os turistas a visitar as suas lojas e oficinas, a interagir e a experimentar. 

A iniciativa visa contribuir para a criação de um ecossistema nacional de promoção do turismo criativo, inspirar outras cidades a adotar abordagens semelhantes e expandir e aprofundar a oferta turística do Porto.

Cozinha Global

O Porto tem-se  vindo a consolidar como um importante destino de turismo gastronómico e enológico, com base no seu vasto património gastronómico e nos seus vinhos de renome mundial. Combinando cozinha criativa, inovadora e internacional com uma dieta atlântica saudável, sustentável e saborosa, a gastronomia da cidade destaca-se a nível internacional.

O Global Kitchen in Porto reunirá, em 2024, vários chefs portugueses com nomes da culinária de referência internacional numa experiência aberta de criação e celebração gastronómica. Os chefs utilizarão sempre ingredientes genuínos disponíveis no mercado de frescos mais tradicional da cidade: Mercado do Bolhão

Numa viagem pela cultura culinária dos cinco continentes, com o apoio de anfitriões locais, chefs de todo o mundo partilharão o fogão, a mesa e a cidade, num intercâmbio de influências, referências e conhecimentos capazes de explorar identidades, legados e tradições. Os visitantes serão convidados a participar em palestras, show cookings e degustações de menus exclusivos, servidos gratuitamente e limitados a 150 porções.

O Global Kitchen in Porto visa realçar a cidade como destino gastronómico e enológico privilegiado, criando um verdadeiro intercâmbio de experiências e sinergias entre os chefs, mas também com o público, tanto locais como turistas.

Best of Club – Capitais de Grandes Vinhedos

O Porto é um dos membros fundadores da Rede Mundial de Capitais de Grandes Vinhedos, representando as regiões do Douro e dos Vinhos Verdes nesta rede. O objetivo é posicionar o Porto e a região como um destino de enoturismo de excelência a nível mundial.

Neste contexto, o Porto criou o Best of Club – Porto, composto por agentes de enoturismo distinguidos com um Best of Wine Tourism Award nos últimos três anos, uma distinção atribuída anualmente pela Rede Mundial de Capitais de Grandes Vinhedos. Este clube visa fomentar sinergias e incentivar a partilha de conhecimentos e experiências entre os seus membros, contribuindo para o desenvolvimento integrado do enoturismo nesta região.

Integrada na estratégia de turismo sustentável da cidade, esta iniciativa permitirá criar novas narrativas, rotas e experiências que valorizem a relação histórica e autêntica da cidade com o vinho, assim como aumentar a estadia média no destino, criando desenvolvimento e competitividade para toda a região.