Digitalização
Porto, um polo tecnológico de excelência
O Porto é um polo tecnológico e a inovação faz parte do seu ADN. O seu ecossistema empresarial, com o apoio da indústria e das universidades, atraiu numerosos investidores, start-ups e empresas tecnológicas que aqui se instalaram. Além disso, o Porto Innovation Hub propõe-se criar novas oportunidades de inovação à escala urbana, contribuindo para a cultura de inovação da cidade e incentivando a participação e o envolvimento dos cidadãos.
O objetivo é fazer do Porto uma cidade atrativa e dinâmica, um laboratório vivo de experimentação e empreendedorismo e um exemplo de como colocar a tecnologia ao serviço da comunidade.
Uma Rede Metropolitana robusta
De acordo com um relatório recente da Comissão Europeia, Portugal tornou-se um dos países com melhor desempenho em termos de cobertura de banda larga rápida (NGA) e de cobertura de redes fixas de capacidade muito elevada (VHCN). Além disso, a tecnologia de comunicações global portuguesa foi classificada como a 8.ª melhor do mundo no ranking Mundial de Competitividade Digital de 2022 da IMD. A cidade do Porto, em particular, dispõe de cobertura de fibra até casa em toda a cidade e de uma rede móvel 4G/5G fiável, o que a posiciona entre as 25 cidades europeias com a internet mais rápida, de acordo com o Speedtest (teste de velocidade) Índice Global.
Outra caraterística de destaque da infraestrutura de telecomunicações da cidade é a sua extensa rede pública de WiFi, uma das maiores da Europa. Estão disponíveis centenas de hotspots gratuitos em toda a cidade, em parques, autocarros e estações. A infraestrutura de fibra ótica que dá suporte à “Porto Free Wifi” também suporta a rede “Eduroam”, que é acedida por mais de 245 mil estudantes universitários, 40% internacionais, de mais de 3 mil instituições de ensino de todo o mundo, que visitam a cidade em trabalho ou turismo.
Uma cidade empenhada na inovação e na migração digital
A cidade participa em vários projetos colaborativos para enfrentar desafios e oportunidades digitais, como a rede OASC (Open & Agile Smart Cities), as iniciativas “Living In.EU” coordenadas pela Comissão Europeia e pela Eurocities, a Coligação de Cidades para os Direitos Digitais (CC4DR), desenvolvida em parceria com Nova Iorque, Amesterdão e Barcelona e o Desafio Cidades Inteligentes.
Transformação digital do turismo
A estratégia de transformação digital em curso na cidade, em vários setores da vida urbana, reflete-se também na implementação de soluções tecnológicas e no desenvolvimento de novos serviços para o turismo inteligente, respondendo às necessidades dos cidadãos, visitantes e turistas, promovendo o desenvolvimento e a afirmação internacional da cidade e aumentando a sua atratividade. Num mundo em acelerada digitalização, o destino adapta as suas estruturas de comunicação, a interação com os visitantes e os produtos turísticos à nova era digital, habilitando os profissionais e as empresas do setor com ferramentas digitais.
Ao longo dos anos, a cidade tem vindo a investir na digitalização da sua oferta turística e na criação e renovação de um conjunto de infraestruturas e serviços, abrangendo:
- Digitalização dos serviços através da integração da tecnologia e da inovação nos diferentes processos e domínios do município.
- Criação de um ambiente urbano mais inteligente, centrado na conectividade e nas competências digitais.
- Promoção de um ambiente de parceria e experimentação das tendências de digitalização, ciência de dados, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), blockchain e 5G, colocando-as ao serviço da comunidade.
- Proteção das informações pessoais e salvaguarda da sua correta utilização.
- Adoção e atualização dos mecanismos de cibersegurança.
Serviço turístico baseado nas TIC
O Turismo do Porto disponibiliza vários canais digitais para apoiar os turistas ao longo do seu ciclo de viagem. O site VisitPorto, compatível com dispositivos móveis, é uma ferramenta essencial para a organização da visita, fornecendo informações sobre pontos de interesse e atividades e permitindo em simultâneo a compra de produtos e/ou serviços. Pontos de interesse histórico, sugestões gastronómicas, culturais e vínicas, rotas temáticas que exploram a natureza, a aventura, os transportes tradicionais ou mais alternativos, e eventos específicos ou atividades para famílias são alguns dos conteúdos atualizados de forma constante nesta plataforma. É também disponibilizado um serviço de Live Chat, uma linha WhatsApp, bem como material informativo e promocional em formato digital. Os turistas podem ainda obter informações, partilhar e avaliar a sua experiência através das redes sociais VisitPorto.
Ambiente digital favorável às empresas
Além disso, para apoiar a migração digital das empresas locais, a Câmara Municipal desenvolveu uma plataforma online, a Shop in Porto, pioneira em Portugal, uma grande montra digital dedicada em exclusivo ao comércio tradicional, promovendo a sua visibilidade e atratividade digital. Reúne informações sobre mais de 1 600 lojas locais, nomeadamente produtos, localização e promoções atuais, e permite aos visitantes a criação de itinerários personalizados.
Paralelamente, o investimento do Município no projeto “Bairros Comerciais Digitais” pretende valorizar o comércio de rua, ajudando os comerciantes a gerir os seus negócios com recurso a métodos eficientes, aumentando a visibilidade dos seus produtos e serviços e chegando a mais clientes. Até ao final de 2025, será executado um investimento de 3,3 milhões de euros para alavancar digitalmente as atividades económicas locais, promovendo também a coesão territorial e a qualidade de vida.
Promoção do turismo sustentável e sensibilização da comunidade
A Câmara Municipal está também empenhada em sensibilizar a comunidade local, especialmente as gerações mais jovens, para o turismo sustentável. o “Turismo nas Escolas” é um projeto imersivo itinerante que percorre as escolas básicas do Porto, envolvendo atividades extracurriculares que combinam a criação de novas narrativas com a utilização de várias ferramentas digitais.
Digitalização
Projetos
VisitPorto.Experience
O VisitPorto.Experience é um projeto de itinerário dirigido às escolas que pretende sensibilizar a população mais jovem da cidade para a importância do turismo.
Utilizando ferramentas digitais e experiências imersivas, apresenta aos alunos o património e a história locais, o setor do turismo e as carreiras, bem como o impacto positivo do turismo no desenvolvimento da cidade.
A grande tenda de projeção imersiva, juntamente com as outras atividades da “VisitPorto Experience”, que incluem um jogo de tabuleiro para os alunos jogarem com as respetivas famílias, passará por 12 escolas primárias ao longo do ano letivo.
Leme
Medir o pulso do Porto. A plataforma de informação socioeconómica do Porto, Leme, resulta da necessidade de criar um sistema de fácil acesso a dados socioeconómicos sobre a cidade do Porto, que até então se encontravam dispersos por várias fontes internas e externas.
O Leme tem centenas de indicadores socioeconómicos sobre o Porto, servindo como um centro de conhecimento que combina os dados mais recentes disponíveis em várias categorias-chave, incluindo demografia, consumo, negócios, talento, saúde, imobiliário e, evidentemente, turismo. Os dados são atualizados de forma quase automática, permitindo a monitorização de cerca de 270 indicadores, acompanhando a evolução ao longo do tempo.
Bairros Comerciais Digitais
Com o objetivo de estimular a economia e revitalizar o comércio, os quarteirões da Baixa e de Bombarda estão a ser transformados em “Bairros Comerciais Digitais”.
O projeto pretende valorizar o comércio de rua, ajudando os comerciantes a gerir os seus negócios com recurso a métodos eficientes, aumentando a visibilidade dos seus produtos e serviços e chegando a mais clientes. Para o consumidor, o foco consiste em oferecer mais comodidade e agilidade, bem como acesso a informações combinadas sobre as ofertas do bairro.
O projeto, implementado pela Porto Digital, inclui a criação de um “Gestor de Bairro”, cuja responsabilidade será assegurar a execução destas campanhas, apoiar os comerciantes e monitorizar os dados recolhidos.
Cartão Andante
O Andante é o bilhete de transporte público na Área Metropolitana do Porto, que inclui as redes de autocarros, metro e comboio. É simples, prático e económico – existem opções multimodais num único bilhete ou no mesmo cartão.
O carregamento de cartões físicos Andante com a nova funcionalidade TOP UP está agora disponível em telemóveis Android e iOS. Para carregar, o utilizador só tem de ativar a funcionalidade NFC e encostar o seu telemóvel ao Andante para o ler, selecionar a sua opção, efetuar o pagamento e viajar. Esta iniciativa tem um impacto significativo na progressiva desmaterialização da emissão de bilhetes.